sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Coimbra

Mata da escola Superior Agrária de Coimbra
Situada nas freguesias de S. Martinho do Bispo e de Sta. Clara, em pleno vale da Riseira dos Covões, afluente da margem esquerda do rio Mondego.

A mata revela uma grande diversidade florística. Estes bosques albergam também uma diversidade de Flora e Fauna riquíssima cuja importância é elevada no contexto local e regional. Foram identificadas mais de duas centenas de espécies de plantas. Além da elevada biodiversidade da mata é, ainda de salientar a presença de diversas taxas com valor para a conservação, como é o caso da norça-preta, do abrunheiro-bravo e da viçosa gilbadeira.

Viseu

Serra do Caramulo- Reserva Botânica de Conorino

No Caramulo existe uma grande quantidade de Loendros, a mais densa da Europa. É muito colorido. Os Loendros são uma das raras espécies que sobrevivem desde o período Terciário e têm crescimento espontâneo. São arbustos venenosos, predominam em áreas de mata, mas permanecem em zonas de pinhal, manchas de carvalhal, áreas agrícolas e lameiros.

Serra da Estrela

Vegetação
800/900 Metros de altitude: azinheira, medronheiro, urze branca, pinheiro branco, castanheiro, entre outros...
800/1600 Metros de altitude: giesteira da sebe , giesteira branca, toja e feto.
Acima dos 1500 Metros de altitude: campainhas amarelas, musgos.

Castelo Branco

As principais espécies de Castelo Branco no que diz respeito à fauna são o lince ibérico, a raposa, o gato bravo, o milhafre-real, a águia-cabreira, a águia-real, o bufo-real e o açor.
As principais espécies de Castelo Branco no que diz respeito à flora são a giesteira branca e a giesteira das serras.
Milhafre Real

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Aveiro

O Baixo Vouga Lagunar é sem dúvida um espaço onde a elevada biodiversidade está patente aos olhos de qualquer observador.Fauna e flora estão em perfeita complementaridade e harmonia. Nesta visita pudemos observar a flora e a fauna dos diversos habitats deste genuíno mosaico rural. A região do Baixo Vouga é detentora de um elevado valor conservacionista. Muitas das espécies existentes estão abrangidas por medidas de protecção ao abrigo de Convenções e Directivas Comunitárias transpostas para o quadro legal nacional.
No Baixo Vouga Lagunar podemos observar duas grandes unidades de paisagem: o mosaico rural composto pelo “Bocage”, arrozais e pastagens e os sistemas húmidos dos quais fazem parte os sapais, juncais e caniçais.

Nesta actividade tivemos a valiosa colaboração do Dr. Fernando Leão para a componente faunística.

Apresentação

Olá! Somos um grupo de alunos do Grande Colégio Universal, do 8ºC e estamos a elaborar um trabalho, na disciplina de Área de Projecto, cujo tema é a fauna e a flora de Portugal, no nosso caso da zona centro.
Está a ser bastante interessante e divertido elaborar este trabalho e este blogue, pois ficamos com uma noção bastante diferente da que tinhamos em relação ao desaparecimento de espécies e à diversidade das mesmas.
Esperamos que gostem!
Pedro Pina, Cláudia Maia Mendes, Joana Fonseca e Miguel Costa.